segunda-feira, agosto 29, 2011

Os estudos de gênero, corpo e música:abordagens metodológicas

Os estudos de gênero, corpo e música:abordagens metodológicas
Série Pesquisa em Música no Brasil - Volume 3 - ANPPOM
Site Oficial: http://www.anppom.com.br/editora/

O volume oferece uma análise retrospectiva do “state-of-the-art” dos estudos de gênero na pesquisa em música na atualidade, do "gênero" como categoria de análise na pesquisa histórica (Joan W. Scott), e retornando o debate sobre estudos de gênero e do cânone musical, em ambos os casos, mediadas pelo corpo e sua performance. O volume é projetado em duas partes: uma primeira seção teórica escrita por especialistas de renome internacional em um campo interdisciplinar de pesquisa. Um segundo conjunto de estudos enfocando casos luso-brasileiros.

Para a segunda parte convida a todos/as os especialistas interessados/as a enviar textos com esta categoria de análise, com as seguintes linhas: construções musicais de gênero e sexualidade; aspectos de gênero da teoria musical tradicional; género e sexualidade na narrativa musical; a música como um discurso de questões de gênero e cânone; estudos de gênero, performance e política; música, corpo e gênero; teoria Queer. A linha de reflexão do trabalho poderá ser traçada a partir da etnomusicologia, musicologia histórica, estudos de música popular e áreas afins nas ciências humanas e sociais. Os textos enviados serão avaliados por um comitê científico internacional designado conjuntamente pela ANPPOM e pelos coordenadores do volume. A chamada será aberto no Congresso da ANPPOM MÚSICA, MÚSICA, COMPLEXIDADE, DIVERSIDADE E MULTIPLICIDADE: REFLEXÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS (Uberlândia - 22 a 26 de agosto, Brasil, 2011). O prazo para apresentação de artigos será 10 de setembro de 2012. Os trabalhos selecionados serão anunciados no dia 1 de março de 2013. As normas editoriais são os fornecidos pela ANPPOM.

O volume será desenvolvido em colaboração com MUSICOLOGÍA FEMINISTA (MUS FEM) - o Grupo de trabalho em pesquisas sobre a mulher, gênero e feminismo na música da Sociedade de Etnomusicologia-SIBE, Grupo de pesquisa em Musicologia da UFPEL, e Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, e coordenado por Susan Campos Fonseca (MUS FEM-SIBE), Isabel Nogueira (UFPEL), y Joana Maria Pedro (IEG-UFSC).
A PUBLICAÇÃO SERÁ EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS
Informação de contato (MUS FEM):
Email: musicologiafeminista@gmail.com
A PUBLICAÇÃO SERÁ EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda