sexta-feira, abril 23, 2010

desintoxique-se (da revista vida simples)

"Não há nada como tomar banho. Deixar a água correr sobre os ombros, levando embora a sujeira e as angústias do mundo. Esse banho todo mundo toma. Mas e se fosse possível experimentar um banho interno? Limpar do avesso, ensaboar o corpo por dentro? Pois não só é possível, como tem muita gente que toma diariamente um verdadeiro banho interior.

Esse banho se faz cada vez mais necessário. É que todos os dias um cidadão médio ingere quantidades abusivas de veneno. Isso mesmo. E os vilões não são apenas aqueles alimentos que todo mundo condena, como sal, açúcar, álcool e gorduras. Existem mais formas de intoxicação do que supõe o senso comum. O ar das cidades, o cloro da água tratada, os resíduos de produtos, as crenças negativas, o estresse, as atitudes impensadas, as horas maldormidas, são todos fatores capazes de poluir nossos corpos e mentes. A gente tem a impressão de que nem se ficar de molho por horas dá para tirar tanta sujeira acumulada. Mas não é bem assim. Basta ingerir os alimentos certos, aqueles que equilibram o que está em excesso no organismo, e os efeitos são perceptíveis a olho nu. São as chamadas dietas curativas ou desintoxicantes, que limpam o organismo por dentro e por fora.

Todo mundo costuma pecar por excesso, ingerindo alimentos nocivos. Como não há como determinar a quantidade limite que um organismo suporta dos alimentos mais condenados (os já citados sal, açúcar, álcool e gorduras), o ideal é ter como hábito a ingestão do mínimo possível. Porque cada corpo é um corpo. “Os atletas precisam de muito mais carboidrato que um intelectual, que precisa de proteínas, como sementes e peixes”, diz a química Conceição Trucom, que escreve sobre temas voltados à alimentação natural.

O grande problema é que mesmo quem come direitinho acaba se intoxicando. Uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sini tox) em 2008 identificou quantidades altamente nocivas de agrotóxicos em praticamente todos os alimentos analisados, entre frutas e verduras. Para piorar, hoje, os produtos orgânicos correspondem a somente 1% do faturamento total dos supermercados no Brasil e chegam à mesa de apenas 9% da população.

Limpeza geral
A medicina chinesa e a indiana preconizam a alimentação purificante como um hábito cotidiano, e que também pode ser aplicada como medida paliativa para a cura de alguma enfermidade. Meditação e limpeza do corpo como um todo são práticas que devem ser adotadas também. Mas aqui, no Ocidente, duas formas mais recorrentes de alimentação desintoxicante se propõem a equilibrar nossos organismos. São elas as baseadas em frutas e vegetais crus e as monodietas curativas, que tratam o corpo através de um só alimento, como as do arroz integral e do inhame. (segue aqui)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda