domingo, abril 12, 2009

notícia no blog Amigos de Pelotas

link para a noticia completa
Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

Isabel Nogueira vai implantar em Pelotas a sede brasileira da Comuarte internacional

Ars Longa
Da equipe do blog

A pelotense Isabel Nogueira leva o nome de nossa cultura pelo mundo, como pesquisadora em musicologia e como mulher criadora e intérprete. Em março, ela foi escolhida para iniciar a implantação, no Brasil, de um"braço" do coletivo internacional Mujeres en el Arte (Comuarte), sediado no México e com ação na Itália, Espanha e Estados Unidos. A sede brasileira será em Pelotas. O Comuarte se propõe a divulgar internacionalmente a arte produzida por mulheres, uma tentativa de fazer frente ao "poder ditatorial masculino" no mundo artístico.

Isabel, que é doutora em Musicologia e diretora do Conservatório de Música, participou de dois importantes congressos, no assim chamado “mês da mulher”: o 3º Encontro de Musicologia Histórica, organizado pela USP de Ribeirão Preto, e 13º Encontro Internacional do COMUARTE, na Cidade do México. Em Ribeirão Preto, Isabel apresentou trabalhos do Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel, junto à mestranda Patrícia Porto. Aqui em Pelotas, sob sua coordenação, elas e outros professores e alunos iniciaram, há poucos anos, um novo modo de investigação musicológica.

Superando a tradição de basear-se somente nas partituras, este grupo analisa outros documentos para estudar a criação musical: programas de concerto, críticas de jornal, e fotografias de coleções privadas. O principal fruto destas pesquisas até hoje é o livro "História Iconográfica do Conservatório de Música" (Pelotas, 2005).

No México, Isabel expôs mais trabalhos num novo encontro do Colectivo Mujeres en el Arte (Comuarte): um sobre mulheres intérpretes no início do século XX, em coautoria com Patrícia Porto, e o tema de doutoramento da professora Joana Holanda, sobre compositoras brasileiras. Todas elas já são Mulheres na Arte, belas e criativas representantes do “primeiro sexo”, como diria o dr. Fábio Braga.

2 comentários:

Paulo disse...

É o mínimo que eles tem que falar/escrever de ti e teu trabalho. Como diri teu irmão: invejem!!!!

Unknown disse...

Parabens guria...mereces.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda