quinta-feira, setembro 11, 2008

Conservatório de Musica da UFPel - 90 anos


90 anos do Conservatório de Musica da UFPel e 120 anos da Caixa Economica Federal em Pelotas- Série de Concertos Comemorativos

No ano de 2008, o Conservatório de Musica da UFPel completa 90 anos de atividades ininterruptas, onde destacamos o ensino da musica, a promoção de concertos, o intercambio com algumas das mais significativas personalidades e instituições da cidade de Pelotas, bem como espaço de sociabilidade e troca de experiências.

Para comemorar esta data, esta sendo realizada uma série de concertos, comemorativa aos 90 anos do Conservatório de Musica e também aos 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas, e esta série conta também com o apoio do SESI.

O primeiro concerto da série será um evento muito especial, tendo em vista que congregará professores da casa e professores convidados em um concerto diversificado, envolvendo tanto o repertorio de concertos consagrado como a musica brasileira e a nova musica contemporânea no dia 18 de setembro, quinta-feira, às 20:00 horas.

O dia 18 de setembro é a data de fundação do Conservatório de Música, em 1918.

Neste concerto, serão apresentadas, por primeira vez na cidade de Pelotas, obras de musica eletroacústica, técnica de composição que utiliza sons produzidos ou processados eletronicamente, e serão estreadas obras compostas pelos dois professores do recentemente criado Curso de Composição Musical da UFPel, os professores Rogério Constante e Luciano Zanatta.

O Concerto refletirá a diversidade do trabalho realizado no Conservatório. A multiplicidade de gêneros e estilos do repertório no concerto vem ao encontro do momento de celebração dos 90 anos desta instituição. A produção artística beneficia-se da diversidade, da troca, e assim oferecemos um concerto que abriga obras distantes no tempo e estilo, mas irmãs como produtos artísticos humanos.

O Concerto de Professores e Convidados é o primeiro de uma Série de Concertos comemorativos, distribuídos ao longo do segundo semestre de 2008 e que conta com o apoio do Sesi e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Presente em Pelotas desde 5 de julho de 1888, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL tem se dedicado a fomentar a cultura, recuperando e preservando o patrimônio histórico e apoiando programas e ações que dão ânimo novo para entidades culturais, oportunidades para artistas e chance para pessoas excluídas terem acesso à arte.

A CAIXA vê a arte sob todos os ângulos, olhando para a cultura e trabalhando em todas as frentes para que esta possa ser vista e sentida por todos. É a cultura gerando emprego, renda, inserção social e desenvolvimento urbano no país.

O SESI tem sido um forte apoiador das atividades promovidas no Conservatorio de Musica há vários anos, proporcionando a realização de concertos com artistas de renome nacional e internacional e sendo parceiro da escola na realização de masterclasses, montagens operisticas e outros eventos, dando mostras significativas da importancia que possui a cultura dentro de seu programa de atividades.

Os concertos comemorativos pretendem reunir estas duas instituições indelevelmente marcadas na história da cidade em uma comemoração onde a Cultura, Memória e Arte, marcas de orgulho de Pelotas, serão a pauta, celebrando os 90 anos do Conservatório de Música e os 120 anos da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em Pelotas, com apoio do SESI, tambem significativa instituição para a arte e a cultura do Rio Grande do Sul.

Os concertos serão abertos a comunidade, que terá acesso aos ingressos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Estes alimentos serão doados pela Caixa Econômica Federal e Conservatório de Música ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, apoiados pelo SESI.

2 comentários:

Bianca Zanella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianca Zanella disse...

Oi Isabel!
Que bom que curtisses meus "arroubos poéticos". Não é sempre que o jornalismo dá liberdade para isso...
Bem, já está publicada no blog a matéria. Depois vou acrescentar alguma ilustração, mas pelo menos o texto está lá:

http://biancazanella.blogspot.com/2008/09/conservatrio-chega-aos-noventa.html

Outras coisas, como a eletroacústica e o projeto de pesquisa nos jornais, ficaram de fora dessa matéria. Mas fica tranqüila que vão haver outras!!

Grande beijo!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda