domingo, agosto 17, 2008

FUGATA TANGO APRESENTA O CD ÁCRATA

Fugata Tango é tango de vanguarda. A experimentação e os desafios se dão através do virtuosismo dos seus integrantes. Fugata Tango nasceu em Montevideo, há quatro anos, pelas mãos do pianista e compositor Juan Schellemberg, com a idéia de fazer tango de vanguarda, através principalmente de suas próprias composições, mas também interpretando grandes nomes do gênero, do tradiconalíssimo Lepera, parceiro de Gardel, ao revolucionário Astor Piazzola, passando por Julián Plaza, Aníbal Troilo e Osvaldo Pugliese. Para tanto, convocou um grupo seleto de músicos: o jovem bandoneonista Leonel Gasso, então com 18 anos; o experiente violinista Jorge Drafta (ou Project) e o contrabaixista Fernando Sánchez, que recém começava a experimentar o mundo do tango. Logo em seguida, se integrou ao grupo a cantora Gabriela Morgare.


Depois de várias apresentações em diversos teatros de Montevideo e de cidades do interior do Uruguai, o grupo gravou seu primeiro CD, “Sin Trégua”, em 2006. Em julho daquele ano, começam a gravar o segundo CD, “Acrata”, que apresentam agora nesta volta ao Brasil.

Nas palavras do musicólogo Gustavo Goldman, Juan Schellemberg é “um buscador incansável, que transitou pelo rock and roll, a música popular uruguaia, o repertório pianístico clássico e romântico e agora mergulha no tango”. Em “Acrata”, vem à tona a memória e a experiência musical do maestro, que passeia ecleticamente por Julián Plaza, Astor Piazzolla, Antonio Carlos Jobim, King Krimson, mas sempre destacando “sua personalidade de compositor, suas escolhas de timbre, suas cores orquestrais e seu ar romântico”. Uma apresentação da Fugata Tango é mais do que um show, é uma viagem pela cultura uruguaia.
MS2 produtora

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda