sábado, junho 21, 2008

Antônio Leal de Sá Pereira


finalizamos ontem o artigo que me ocupou a semana inteira, sobre Antonio Sá Pereira, primeiro diretor do conservatorio de pelotas.
baiano de nascimento, esteve estudando durante 17 anos na europa, e veio diretamente para pelotas logo que voltou ao brasil.
aqui, foi diretor artistico e professor de piano do conservatorio de musica.
foi para são paulo em 1923 e fundou, junto com mário de andrade, a revista ariel, porta-voz da semana de arte moderna de 1922.
em pelotas, ele escreveu, entre 1919 e 1922, um conjunto de 11 artigos, que foram publicados nos jornais da época e que nao constam do conjunto de sua produção conhecida pela musicologia brasileira.
durante as pesquisas que patricia e fabiane, que trabalham comigo, realizaram nos jornais, descobrimos este tesouro.
agora, terminamos de escrever, a seis mãos, um artigo analisando este escritos de sa pereira.
me parece muito atual o que ele escreveu, há quase 100 anos...
e sua personalidade audaciosa, me ensinou muito, todos estes dias.
lembro de algo que é atribuído a Jean Cocteau, e que me lembra tbem Sá Pereira:
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez".
aqui os trechos de sá pereira:

"Um concerto de piano é, na sua abstração espiritual, um acontecimento artístico que exige e pressupõe da assistência um grande poder de interiorização e requinte de emotividade.
O piano é o menos sensual, o mais austero e espiritualizado de todos os instrumentos, incluída a voz humana.
Daí a sua inacessibilidade inicial para muitos, daí, porém, também a sua indefectível camaradagem e consoladora amizade e todo aquele que, com o hábito, se lhe tornou familiar."

"a verdadeira música exige “cultura interior”, exige recolhimento d’alma, exige silêncio, exige introspecção, ela é avessa a mundanismos. Mas o nosso público – na sua maioria – não está para estas maçadas. Ele quer ouvir melodias de fácil e amável tratamento essencialmente harmônico, pouco se presta a estes prazeres superficiais – é e fica sendo o grande maçador!"

"Certamente pensais como nós, que embora longe dos grandes centros, ou justamente por este motivo, não devemos renunciar a este aos estímulos espirituais que só as grandes cidades costumam se dizer.
Ora , ninguém ignora o valor ético da música, a sua importância como fator integrante da cultura geral do indivíduo como complemento harmônico de sua educação."
(Imagem: Sá Pereira e alunas, publicado na Revista Illustração Pelotense, em 1919)
mais informações: ver os livros na coluna da esquerda do blog)

5 comentários:

Fabiane disse...

ai, ai! que parto difícil!
bjs

Anônimo disse...

Para escolher as cores do kit da Everyday Minerals, faça assim:

1) Escolha o Free Sample Makeup Kit clicando em add to cart.
2) No lado DIREITO de quem está olhando para a tela, terá uma barra com coisas empilhadas, entre elas uma entrada que diz "SHOPPING CART". OK?
3) Volte ali em cima, clique em 'MAKEUP', aparecerão diversas opções. Vamos começar com 'FOUNDATION', clique em 'FOUNDATION'.
4) Abrirá isso aqui: https://www.everydayminerals.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=21&Itemid=41, e, para ver melhor a cor, clique nela. Quando tiver escolhido uma cor, basta clicar-e-arrastar, do lugar onde ela se encontra uma do ladinho da outra até o 'SHOPPING CART', onde diz '1 X Free Sample Makeup Kit'. Vá fazendo assim sucessivamente, até preencher as três opções de base (foundation). Não esqueça de marcar o tipo de base, matte, semi-matte, intensive (maior cobertura) e original glo (com brilho natural da pele). Eu sempre escolho matte.
5) Realize o mesmo procedimento com o 'BLUSH' https://www.everydayminerals.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=22&Itemid=42 e com o 'CONCEALER' https://www.everydayminerals.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=24&Itemid=43
6) Tudo escolhido, vá ao 'SHOPPING CART', lááá em cima da página, crie seu cadastro e faça o pagamento do frete, em US$ 4,50.

OK? Funcionou agora?
Qualquer dúvida, faça contato. :)

Gustavo T. Netto disse...

Incrível!! Pareçe mesmo que foi escrito agora, estes trechos sobre a Música. Acho que pelo visto será sempre assim... Parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Isabel, para fechar seu pedido e pagar o frete você vai ao SHOPPING CART, conforme passo nº 6 do tutorial.

"6) Tudo escolhido, vá ao 'SHOPPING CART', lááá em cima da página, crie seu cadastro e faça o pagamento do frete, em US$ 4,50."

Vá ao SHOPPING CART, no topo da página, canto superior à direita de quem está de frente para a tela.

Clique no SHOPPING CART.

Vai abrir uma janelinha. Olhe para a janelinha. Veja se é aquilo mesmo que você quer. Se for, clique em CHECKOUT, o botão CHECKOUT está no canto inferior à direita.

Vai mudar a tela. Vai dizer assim, ó: Returning customers, blablabla. Não vá nesse, você é uma new customer. Clique em 'New? Please Provide Your Billing Information', vai abrir um formulário cheio de campos para você preencher. Preencha-os. Ao terminar, clique em SEND REGISTRATION, está bem no final da página.

Vai mudar a tela. Vão aparecer as coisas que você comprou. Você confere se é aquilo mesmo que você quer e se o endereço está correto. A coisa comprada será mandada para o endereço registrado em SHIPPING INFORMATION, assegure-se de que está correto.

Clique em NEXT, no final da tela.

Vai mudar a tela.

Escolha a forma de envio. Eu escolho sempre USPS First Class Mail International Package, porque é o mais barato.

Clique em NEXT, no final da tela.

Vai mudar a tela.

Escolha a forma de pagamento - no nosso caso, só dá para pagar com cartão de crédito internacional - e preencha com os dados do seu cartão.

Clique em NEXT, no final da tela.

Vai mudar a tela.

Aparecerão os resultados da sua compra. A compra estará feita.

Vinyl Maniac disse...

Isabel,

muito obrigado pelo carinho e pela lembrança do meu tio-avô Antonio!

Vou fazer uma referencia ao seu blog no meu, tudo de bom para voce!

Paulo Sá Pereira

(www.vinylmaniac1.blogspot.com)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda