sexta-feira, março 19, 2010

texto de 1935, mas ainda bem atual

“Porque as mulheres ideais são tão raras”.


Felizmente o mundo, neste século, esta passando por transformações alucinantes nos seus costumes, e a vida vai humanizar-se melhor. Os preconceitos cederam o seu lugar a lógica, e nós chegaremos breve a uma época, em que a sensação de viver será mais gostosa e mais ampla.

Mas as mulheres ai terão que estar já emancipadas, graças a outra fórmula de educação diferente da que se usa hoje, da que fez com que a mulher entrasse para vida como uma coisa inútil, necessitada do amparo do homem. Ela está assim sujeita a proteção econômica daqueles que deveriam ser apenas seus companheiros, e são na realidade seus patrões.

Imaginemos um mundo que, colocasse o amor acima dos interesses econômicos que agora o dominam! Seria um mundo ótimo!

Mas porque os homens continuam insistindo em negar a mulher o direito de ter a mesma independência integral que eles tem, e gozam?

É fácil uma explicação para este mistério.

No dia em que as mulheres chegarem a esse estado, possuirão também, é lógico, um nível intelectual muito mais desenvolvido, e serão inteligentes, mais bonitas.

Para conquistá-las, os homens não apareceriam mais com baratangas, apartamentos e cheques: teriam que aparecer com virtudes outras, mais altas e mais finas e todas revestidas de muito “it” espiritual, “it” físico, etc.

Como a maioria é vulgarissima está reagindo.

Como não sou da maioria, não estou.

Pelo contrário: quero encontrar sempre no meu caminho autênticas Marlenes (Dietrich), autênticas (Greta) Garbos.

Por culpa dos que pensam como um meu amigo, é que as mulheres ideais, para os homens inteligentes, ainda são tão raras. (Brasil Gerson, O Corymbo, junho de 1935, p. 03)

Um comentário:

Dusi disse...

Sou um homem d sorte!!!
Encontrei 2 mulheres ideais!!!
Sou um homem Burro, perdi uma e estou a caminho d perder a outra!!!
Dusi

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda