sábado, março 14, 2009

a lenda de Ganesha


hoje, gabriel perguntou o que era este elefantinho pendurado no meu pescoço, e contei a lenda de Ganesha, que ouvi, em outra versao, há poucos dias atrás:
"Há muito tempo, enquanto o deus Shiva estava guerreando ao lado dos outros deuses, sua consorte, Parvati, estava a sós em casa. Na ocasião, ela precisava de alguém que protegesse a casa enquanto ela se banhava. Sem achar outra opção, ela usou seus poderes para criar um filho, Ganesha. Ela o instruiu a manter rígida vigilância na casa, não permitindo que ninguém ali entrasse - Ganesha assim o fez.
Em pouco tempo, Shiva retornava à sua casa, alegre com a gloriosa vitória que
trouxera aos deuses, parando apenas à entrada de sua casa, onde encontrou Ganesha. Este, seguindo fielmente as palavras de Parvati, não permitiu que o deus entrasse na casa. Shiva, irado, cortou a cabeça do jovem Ganesha. Enquanto isso, Parvati saía do banho e, ao ver a cena, ficou horrorizada. Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação.
Shiva concordou que agira mal e decidiu trazer Ganesha de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. O deus enviou seus soldados em busca da criatura, ao que lhe trouxeram um elefante. Assim, o deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante.
Parvati ainda não se contentara com o trato e queria mais. Então, Shiva concedeu a Ganesha a dádiva de que, antes de iniciar qualquer trabalho, as pessoas adorariam seu nome. E é por isso que se deve invocar o nome do deus Ganesha antes de qualquer empreendimento."
do site Templo do Conhecimento

Um comentário:

Ciça disse...

Oi Bel querida, estive por aqui pelo seu blog passeando, com saudades de vc! Muitas. Foi aí que tive a grata surpresa de encontrar a lenda do ganesha que conhecia contada de uma forma diferente mas, parecida : )
Muito bacana !
Saudades amiga.
mil bjs,
ciça

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda