quinta-feira, janeiro 08, 2009

ou isto ou aquilo

se eu conhecesse alguma menininha que estivesse de aniversário hoje, eu daria de presente um livro de poesias para crianças da Cecília Meireles, chamado "Ou isto ou aquilo".
lembro que minha mãe lia para mim e para minha irmã quando éramos pequenas, "interpretando" cada poesia.
aprendi com ela este jeito de ler e de contar histórias, e, quando leio histórias para os guris, entro nos personagens, faço vozes diferentes, todo um clima.
eles adoram, e eu também.
mas as poesias, são um clima à parte.
Cecília fala de crianças jogando bola, das duas velhinhas (marina e mariana), desta menina tao pequenina que quer ser bailarina (este eu sabia de cor!), de "quem me compra um jardim com flores, borboletas de muitas cores"), e de querer duas coisas ao mesmo tempo, que é o poema que dá titulo ao livro.
falei que daria de presente para uma menininha porque as meninas tem outra forma de ler as poesias.
leio para os meus filhos, mas eles são mais dispersos, tem menos paciência, parece que as meninas para quem eu já li estas poesias curtiram mais.
não estou generalizando, claro, e já li bastante sobre estudos de gênero para não acreditar em estereótipos.
apenas acordei com estas poesias na cabeça, e pensei em dar de presente.
aqui vai uma poesia do livro:

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Um comentário:

Ana disse...

Eu também "interpretava" os personagens e inventava histórias...

Isso criou um clima de brincadeiras e cumplicidade que perdura até hoje!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda