segunda-feira, outubro 20, 2008

Muestra de arte flamenca (Ars Longa - Crítica Cultural)


"Às 22h deste domingo terminou o show “Cuadro de la Expresión del Arte Flamenca”, anunciado há uma semana neste blog. Violões e percussão, canto, poesia e baile encheram o restaurante Mercado del Puerto de ares espanhóis, taconeos, palmoteos, castañuelas y mujeres salerosas.

O grupo de artistas, mestres em suas especialidades, vem trabalhando desde 2007 neste criativo projeto, e renovou-se em parte em 2008. Ontem e sexta passada apresentaram-se: Juan Pablo Berasaín declamando Alberti e Neruda, Pedro Diaz e Possidônio Tavares nos violões, Teresa Ferlauto no canto flamenco, Jucá de Leon no ritmo, e as “bailaoras” Lucía Márquez e Isabel Nogueira, belíssimas. O conjunto de sons, palavras e imagens integra todos os traços masculinos e femininos da cultura hispânica, cigana e árabe.

Vários estilos foram aludidos, como se fossem um só, mas bem unificados pelo carisma pessoal dos intérpretes e pelo seu amor e entusiasmo pelo que fazem. Desde sevillanas tradicionais, até a fusão com ritmos cubanos, passando pelo pasodoble “El Relicario” e trechos clássicos como Asturias de Albéniz, Jeux Interdits, Estudo em mi menor de Tárrega.

Respeitando a qualidade magistral dos artistas, Isabel Nogueira foi a surpresa da noite: com Lucía, chegou vestida a caráter e cumpriu o anunciado, imbuída em seu papel de bailarina ibérica. Mas também tomou o microfone e cantou a letra completa do tango Volver, em versão mista (platino-espanhola). Isabel é pianista e pesquisadora em Musicologia, além de estudar baile flamenco, mas agora lhe conhecemos o timbre aveludado, a expressividade melódica afinada com a letra nostálgica, tudo fluindo do coração num paradoxo de beleza e tristeza. Nunca um entrecot foi tão ricamente acompanhado. Longa vida a este grupo de multi-instrumentistas e multi-artistas!"
Publicado no blog Amigos de Pelotas
(estou esperando as fotos, daqui a pouco vou postar)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda