sexta-feira, setembro 05, 2008

hora do tema

(tenho tanta coisa por escrever, que preciso pôr em ordem as ideias e as prioridades. como meus filhos vem primeiro, começo por eles)
pedro na hora de fazer o tema, em casa.
está aprendendo as letras curcivas.
acha muito dificil, e, principalmente, muito chato passar a tarde na aula.
me diz: "mãe, é muito ruim passar a tarde sentado, só escrevendo... imagina que a professora quer que a gente fique a tarde toda trabalhando! sabe, vou fazer um projeto de mudar a escola. uma escola nova, que a gente aprenda coisas, mas de um jeito mais interessante. ah, mãe, e depois de mudar a escola, vou fazer um projeto de reforma do mundo, tá?"
a mãe: "é, pedro, tambem acho que este jeito de aprender é muito chato... acho otimo que escrevas um projeto de reforma da escola, e de reforma do mundo. mas, para isto, tens que aprender a escrever. vamos lá, que eu te ajudo."

7 comentários:

Jornalista Giana Cunha disse...

ele tá a cara do manu nessa foto!!! que amor... depois me passa uma cópia do projeto de reforma do mundo pra eu poder aplicar por aqui!!!
beijos

Ana disse...

Isaa
Letra cursiva é difícil! Que idade ele tem? Qual série?

Por outro lado, ele deveria estar adorando estar na aula, as novidades, as descobertas, os colegas...

Presta atenção no teu menino! Será que ele não está com dificuldade de socialização, ou aceitar limites e regras?

É importante ele já ter consciência que é possível ser criativo e autônomo, mas isso não pode ir além do que ele tem "liberdade" de fazer...
Vc sabe, liberdade não é irrestrita. Limites são importantes!
Ele é inteligente, vai saber lidar com isso sem se ferir além do necessário!

Eu sempre considerei uma verdade que é absoluta: "a liberdade de um termina onde começa a do outro"!
Talvez ele precise ser estimulado a prestar atenção no "outro". Na professora, nos colegas, no mundo além do universo dele, na leitura...

Um beijo da tua amiga "palpiteira", que não entende nada de psicologia ou didática, mas AMA criança!

Ana disse...

Engraçado... falei nisso no meu blog há poucos dias:

http://roccana2.blogspot.com/2008/09/infncia.html

Beijão!

Acho que vou querer morar no mundo depois que o Pedro reformar!

:)

isa disse...

queridas giana e ana,
a reforma do mundo do pedro esta começando pelo mapa.
ele esta desenhando a cidade dos corações bonitos, que fica perto do país do reino encantado, da casa das musicas, do pais das fantasias, todos eles no universo das crianças.
e é claro que tudo isto muda a cada dia...
mas aviso para ele que voces são parceiras da reforma esta inventada...
beijos!

isa disse...

pois é, ana, vi que falastes tbem sobre isto no blog.
e me inspirei na tua postagem para escrever tbem!
sobre prestar atenção no pedro, bem, estou fazendo isto desde que ele ainda morava na minha barriga.
ele é uma criança especial, um velhinho.
tem paixão por velhos, e adorava bengalas e cachimbos, quando era menor.
ele presta atenção nos filmes interessantes, decora diálogos, inventa fantasias, vê as orquestras na televisão e ao vivo, sabe as entradas de todos os instrumentos, é capaz de ficar horas imitando os movimentos do maestro.
adora teatro, musica, filmes, historias, conversas, velhos, literatura, outras crianças inteligentes.
ele está na primeira série, como ele fez três prés, está no seu quarto ano de vivência escolar.
ele é inteligente o bastante para aceitar limites e para entender que o universo que ele gosta é bastante mais ilimitado do que o que escola apresenta...
aqui ficamos, eu e o paulo, tentando fazer esta mediação, explicando que a escola é importante, que a gente vai para lá para aprender coisas para a vida, para aprender a socializar.
e tenho que lidar com o desapontamento dele quando chega contando que ninguem lá conhece Palavra Cantada, nunca leu Monteiro Lobato, não tem a menor idéia dos filmes do Bergmann, não sabe quem foi Elvis Presley ou Beethoven, nunca ouviu falar de Seiji Ozawa e não sabe diferenciar clarineta de trompa...
claro que este assunto dá pano pra manga todos os dias aqui em casa, e nem dá tempo de escrever sobre tudo isto.
por isto coloco pinceladas, enquanto tento lidar com o universo que o Pedro me traz...
beijos, querida amiga amada!

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Que lindo o que vc escreveu... De arrepiar...

Por outro lado, constatei como sou desajeitada com as palavras! Claro que sei o quanto prestas atenção nos teus meninos! Meu Deus! Isso é visível! E eles são resultado de toda esta dedicação amorosa e cotidiana, por isso são tão especiais!

Minha intenção era dizer que observasses este aspecto, o da socialização, o convívio com o mundo "lá fora"... As vezes a casa é um lugar tão perfeito, tão seguro, confortável que todo o resto fica chato...

Vc já observou que algumas crianças choram na hora de voltar para casa? preferem a pracinha, a casa dos amigos... pelo visto isso nunca vai acontecer com teus filhotes!

A "casa" é a "mãe" - assim os pscólogos interpretam os desenhos infantis! Em determinado momento eles começam a desenhar o "sol", que é o "pai". Aí o mundo fica completo!

Um beijo!Parabéns por seres exatamente assim:
"Mãe-Casa-Amor"!

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