sexta-feira, julho 25, 2008

Anais Nin




Site oficial de Anais Nin
"Nao vemos as coisas como elas sao, mas como nos somos."
Anais Nin nasceu em Neuilly, perto de Paris, no ano de 1903. Passou a sua infância em diversos locais da Europa, até ao momento em que o seu pai, Joaquin Nin, compositor espanhol, abandonou a família. Foi nessa altura, quando Anais Nin tinha apenas 11 anos, que a sua mãe os levou, a ela e aos seus dois irmãos, para a cidade de Nova Iorque. Essa viagem seria a fase na qual Anais Nin começaria a escrever o seu diário.
A vida desta mulher não foi fácil! Só a partir de 1960 é que o trabalho de Anais Nin viria a ser considerado como algo de qualidade, pois até essa altura o turbilhão de novos talentos era tal que Anais Nin não conseguiu ‘chegar mais longe’. Ainda assim, é de realçar que a própria escrita da francesa alterou-se um pouco, tornou-se mais solta, viva, libertina, deixando transparecer sedução, erotismo e maturidade. Todavia, foram os seus diários, escritos desde os seus 11 anos, que contribuíram para o seu reconhecimento por toda a parte.
(informações daqui)

Uma mulher heroína para alguns, por ter exposto a sua sexualidade e intimidade sem pudor algum, mas também considerada uma mulher sem escrúpulos, a verdade é que Anais Nin cultivou em vida e em morte inúmeros leitores e aplausos. Faleceu em 1977, mas recebeu anos antes honras especiais do Colégio de Arte de Filadélfia, em 1973, e do Instituto Nacional de Artes, em 1974.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda