


Site oficial de Anais Nin
"Nao vemos as coisas como elas sao, mas como nos somos."
Anais Nin nasceu em Neuilly, perto de Paris, no ano de 1903. Passou a sua infância em diversos locais da Europa, até ao momento em que o seu pai, Joaquin Nin, compositor espanhol, abandonou a família. Foi nessa altura, quando Anais Nin tinha apenas 11 anos, que a sua mãe os levou, a ela e aos seus dois irmãos, para a cidade de Nova Iorque. Essa viagem seria a fase na qual Anais Nin começaria a escrever o seu diário.
A vida desta mulher não foi fácil! Só a partir de 1960 é que o trabalho de Anais Nin viria a ser considerado como algo de qualidade, pois até essa altura o turbilhão de novos talentos era tal que Anais Nin não conseguiu ‘chegar mais longe’. Ainda assim, é de realçar que a própria escrita da francesa alterou-se um pouco, tornou-se mais solta, viva, libertina, deixando transparecer sedução, erotismo e maturidade. Todavia, foram os seus diários, escritos desde os seus 11 anos, que contribuíram para o seu reconhecimento por toda a parte.
(informações daqui)
Uma mulher heroína para alguns, por ter exposto a sua sexualidade e intimidade sem pudor algum, mas também considerada uma mulher sem escrúpulos, a verdade é que Anais Nin cultivou em vida e em morte inúmeros leitores e aplausos. Faleceu em 1977, mas recebeu anos antes honras especiais do Colégio de Arte de Filadélfia, em 1973, e do Instituto Nacional de Artes, em 1974.
Nenhum comentário:
Postar um comentário