e o assunto continua, mais ou menos todos os dias aqui em casa...
- "a escola e chata", diz o Pedro.
- "eu concordo, é chata mesmo.
trabalhar é chato também.
mas às vezes é legal, assim como a escola às vezes é legal.
porque nos ensina coisas novas, tipo saber escrever uma carta e outra pessoa poder ler, ou pegar um livro e poder ler inteirinho, sozinho."
- "mas é chato porque demora, tem que ficar muito tempo sentado, e eu quero passear!", diz o Pedro.
- "mas será que tu não achas chato porque estas pensando em outra coisa enquanto fazes a tarefa em aula, e por isto ela demora mais?"
- "pode ser...", diz ele, pensativo.
e continuo falando, quando entao observo que ele desligou do meu assunto e esta olhando para os dedinhos da mão, que move de um lado para outro.
- "para tudo: olha aí, pedro! estas vendo que parastes de prestar atenção no meu assunto e estas olhando para os teus dedos?"
- "é mesmo!"
- "então: isto é falta de concentração no assunto, estás mudando tua atencão para outra coisa! deve ser por isto que demoras a fazer os trabalhos na aula, porque ficas pensando em outra coisa que nao o trabalho"
- "e como é que se trabalha a concentração, hem mãe?"
- "ora, pedro, fazendo uma coisa de cada vez, e prestando atenção nela."
ele veio, me deu um abraço, e falou:
- "obrigada por este conselho, mãe!"
(o cara tem só cinco anos, ainda...)
3 comentários:
que figuraça!!
O "cara" é fera!
sabe, tenho estudado o assunto. acontece que esta "falta de atenção" pode significar que ainda estão num estágio de amadurecimento anterior ao da alfabetização, que é das brincadeiras. as brincadeiras são fonte de grande conhecimento físico, matemático, químico etc...nessa fase é interessante atividades mais lúdicas, uma alfabetização lúdica sutil. eu acho isso muito sério.
desculpa a franqueza mas enfrento algo semelhante.
beijos, e sigamos em frente!
Postar um comentário