terça-feira, março 11, 2008

mab (em óculos que dormem) e mib



do mab, querido, mimoso, pianista, mestrando, e que foi meu orientando na graduação.
ele mandou as fotos e mandou este texto, que eu gostei tanto que publico inteiro.
muitas saudades de ti, guri!
"Fiz várias "fotos de óculos". Praticamente um book. Algumas em Belo Horizonte, pra ver se, mudando os ares, mudariam os meus ares. Outras aqui no Rio mesmo. Óculos. Como dia a Adriana Falcão (Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento - Ed. Planeta. São Paulo, 2003 - por ti recomendado), palavra séria, né?

Depois das fotos, a triagem. Escolhe foto, corta foto, foca óculos, corta orelhas... e para minha surpresa, acabei elegendo como "melhores", as mais "normais". Digo "melhores", entre aspas, porque tenho plena consciência de que é uma questão de gosto de momento. E, pensando nisso, descobri que as fotos que escolhi são fotos reais, fotos dos meus momentos, destes tempos.

Estou te mandando duas fotos, uma grave e outra gai, bem como tenho achado que devemos ser. A séria é minha, com meus óculos mesmo, os que me ajudam a focar o mundo e corrigir os seis graus de distorção com os quais ele se insiste em se apresentar. Mas é uma foto que dorme. E os óculos guardam esse dormir, guardam o que está se passando por detrás dos meus olhos. Se eu tivesse que escolher algo específico para os óculos guardarem neste momento, seria o aprisionar. Isso. O aprisionar dos conhecimentos do dia, como os da Balada de Chopin que passei horas estudando antes de dormir. Mas é um aprisionar gostoso, para, depois de interiorizado, ser liberado sempre que oportuno. É como se eles - os óculos - estivessem ali pra garantir que esse "guardado" saia "focado". Na hora certa, depois de cozido.

A segunda foto não é minha. Quer dizer... os óculos são meus e a foto também, mas o protagonista, embora meu, não sou eu. Ele é o mi b (sim, mi bemol), meu fiel companheiro e escudeiro. É ele quem mora comigo guarda o meu sono aqui no Rio. Ele cuida do que estou aprisionando. Essa foto não é de agora, mas não tem problema. Também faz parte deste momento.

Enfim... tentei fotos exóticas. Inesperadas. Com fundos maravilhosos. Com o cabelo diferente. Com olhos diferentes.

Escolhi as mais simples.

Nem estão tão boas.

Nem tão bem focadas.

Mas são meus óculos. Meus olhos. Meu momento."

2 comentários:

cíntia disse...

hum... tá bem... vou parar de só espiar e dar uma palavrinha... =p
uma foto de óculos... ok. serve essa: http://www.flickr.com/photos/umajanela/269610463/??
muito divertida essa proposta! gostei!
bjcs

isa disse...

oi, cintia! bem vinda! ja vou postar a foto! beijos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda