segunda-feira, dezembro 17, 2007

Helena Andino Abreu


a foto foi feita no Conservatório de Música, na terça feira passada, na reunião que fiz com meus bolsistas com Helena Andino Abreu (na foto, Patricia, Lauren, Yimi, Luthiene, eu, Fabiane e Helena sentada).
Helena é filha de Andino Abreu, um dos mais importantes cantores de câmara do Brasil do século XX.
responsavel pela primeira gravação mundial das canções de câmara de Villa-Lobos, realizada em Paris com Lucília Villa Lobos ao piano; Andino cantou compositores brasileiros, tendo especial apreço pelos compositores estreantes e por cantar obras em primeira audição. foi camerista quando o que estava em voga era a ópera.
Helena, sua filha, foi cantora, e adotou o nome artístico de Helena Andino Abreu.
casou-se com Roberto, seu companheiro de vida e seu grande amor.
Helena decidiu doar ao Conservatorio de Pelotas o acervo de partituras, programas de concerto, criticas e fotografias de seu pai e as suas próprias.
resolveu vir pessoalmente do Rio de Janeiro, sozinha, de avião, para trazer todos os documentos.
fui a Porto Alegre de carro para buscá-la, e viemos conversando durante todo o trajeto como velhas amigas.
ela me contou que conviveu com Villa-Lobos em Paris, e que Mário de Andrade a preparou para a primeira comunhão.
me senti transportada para outros tempos, e, através de Helena, compartilhando das lembranças de musicos e intelectuais que tanto admiro.
sua postura ereta, altiva e seu porte de bailarina asseveram a magnitude de sua pessoa: de um forte encantamento pela vida.
e que nos deixou a todos encantados: a mim, a meus pais, as crianças, meus bolsistas, todos enlevados na aura desta mulher extraordinaria...
conhecer Helena foi para mim uma das melhores coisas deste ano, e desejo voltar a vê-la em breve. possivelmente em seu aniversário de 90 anos, em seis de março de 2008.

Um comentário:

Unknown disse...

Pela tua descricao ate parece que a conheco tambem.
beijos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda