segunda-feira, outubro 22, 2007

zen?!?

uma coisa devo dizer: é claro que minha mãe não era sempre zen...
também, com quatro filhos, e sendo o menor deles o joaquim, impossivel ser zen!
ela brigava, se estressava, procurava maneiras de controlar as brigas, e se nao conseguia, dava soquinhos na propria perna para tentar se acalmar...
se incomodava com as empregadas, e com meu pai procurando as notas para fechar o imposto de renda.
tinha que voltar correndo do trabalho para casa porque o joaquim tinha conseguido entalar a cabeça na grade da janela da sala, e os bombeiros tinham vindo para tentar ajudar.
conversava, e as vezes se desesperava quando via que os filhos tinham comido balas alem da conta e tinham ido dormir sem escovar os dentes.
perdia a cabeça, a paciência e o horario quando ficava sabendo que meu irmão joaquim, com quatro anos, tinha saido de casa sozinho para ir caminhando ate o consultorio dela, atravessando a praça e todas as ruas pelo caminho.
casualmente, me lembro mais das historias do joaquim... que nasceu numa epoca em que eu ja tinha a "maturidade" dos oito anos.
de pequena, lembro que eu era muito dengosa, muito contemplativa, gostava de ler historias.
depois, com os tais oito anos, gostava de ler, de escrever poesias, de escrever historias com os personagens e os amigos imaginarios que povoavam meus dias.
e depois ler as historias para meus irmaos.
tinha deixado o ballet para estudar piano.
e lembro que minha mae nao era zen.
não sempre, ao menos, porque era impossivel gestionar aquele cotidiano e não se estressar.
mas ela encontrava tempo.
para cantarolar em casa, para fazer bolos e panelões de doce de figo.
para ouvir bach, haendel e maria callas e levantar de madrugada para fazer docinhos de leite condensado para as festinhas de aniversario dos filhos.
para organizar teatros de fantoches para nós e as crianças do predio onde moravamos.
para ler cecilia meireles, mario de andrade e erico verissimo.
e muitas vezes ficava distraida.
o que eu entendo hoje que era uma forma de entrar em contato com seu mundo interior e preservar sua lucidez.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Clube da Mafalda

Clube da Mafalda